quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Vamos dar às Crianças um Futuro de Paz!

 
“É um direito delas ser acolhidas e viver tranquilamente”
 

Enquanto organização de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, o Grupo Mulher Maravilha (GMM) não podia deixar de se preocupar com as crianças e adolescentes hoje e com o que serão amanhã. Por isso, realizou no dia 09 de outubro, uma reflexão com crianças e adolescentes beneficiadas pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, Coordenado pela Secretaria de Assistência Social de Afogados da Ingazeira e acessado pelo GMM, sobre seus direitos, como estão suas vidas atualmente e o que almejam para a vida adulta. O objetivo de tal atividade foi desconstruir a ideia mercantilista associada ao dia 12 de outubro “Dia das Crianças” e mostrar para elas que existem coisas bem mais importantes para comemorar do que a espera de um presente.
 
Essa atividade foi desenvolvida de forma lúdica e educativa, com brincadeiras e jogos direcionados à Declaração Universal dos Direitos da Criança, com referência ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As crianças conversaram sobre seus direitos e lembraram a importância de um lar para viver conforme depoimentos de algumas delas: “somos adotadas, mas somos felizes, pois sabemos que a verdadeira mãe é aquela que cuida”; “a criança não só tem direito como também tem deveres, por exemplo: ir à escola e respeitar os pais”. Além de se divertirem com músicas educativas, levaram a lição de que toda criança tem o direito de nascer, crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.

Estiveram presentes algumas mães, pais e a Presidenta do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Afogados da Ingazeira, Risoneide Lima, educadoras e equipe pedagógica do GMM.
 
Declaração Universal dos Direitos da Criança
 
1. Direito à igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade
2. 2. Direito a especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social
3. Direito a um nome e a uma nacionalidade.
4. Direito à alimentação, moradia e assistência médica adequadas para a criança e a mãe
5. Direito à educação e a cuidados especiais para a criança física ou mentalmente com necessidades especiais
6. Direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade.
7. Direito à educação gratuita e ao lazer infantil
8. Direito a ser socorrida em primeiro lugar, em caso de catástrofes.
9. Direito a ser protegida contra o abandono e a exploração no trabalho.
10. Direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.
 
 
Traduzido pela UNICEF

 

4 comentários:

Perfil disse...

Muito bom essa matéria, é muito interessante trabalhar o dia da Criança como um momento de cidadania e não apenas como o dia de ganhar presente e que fortalece o consumismo e o sistema capitalista.

Perfil disse...

Na sociedade materialista e consumista em que nos encontramos,é preciso fazer a diferença!..(Claudinete)

Perfil disse...

Concordo com você companheira(o), é por essa razão que o Grupo Mulher Maravilha valoriza a formação cidadã desde cedo para que essas crianças se tornem cidadãs críticas e polítizadas. Risolene Lima

Anônimo disse...

parabéns pelo trabalho(Alexsandro)