quarta-feira, 4 de novembro de 2009

JUVENTUDE INFORMADA, CIDADANIA COMPROVADA!


Teatro e Intercâmbio Cultural

Jovens de Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Pajeú acompanhadas pelo Grupo Mulher Maravilha, através do Projeto Construindo a Cidadania no Semi-árido – “Ações Afirmativas para o Desenvolvimento Sustentável” – PDHC – MDA/FIDA, jovens quilombolas de Custódia e outros(as) engajados(as) em grupos culturais participaram do Curso Básico de Formação em Artes Cênicas pelo Grupo Mulher Maravilha no Espaço Benvirá em Afogados da Ingazeira. Esses momentos foram facilitados por educadores(as) da entidade.

Em setembro (15 a 17) o curso foi ministrado para aproximadamente 30 jovens, pelo ator e produtor teatral Bené, Wilson, Letícia e Rafael do Grupo de teatro Resistir é Preciso do GMM Recife.

Em outubro (01 a 03), foi realizado o Intercâmbio Cultural para 40 jovens, facilitado pelos músicos e produtores culturais Hamilton Tenório e Franklin Amorim, designer Vanessa Silva, capoeirista e cantor de rap Wilson pela bailarina Daiana da equipe do Sertão.
Os encontros objetivaram capacitar as(os) jovens quilombolas para transmitir informações de cidadania de forma lúdica, com linguagem cênica à comunidade e fortalecer a cultura local, através do conhecimento de outras modalidades culturais, a partir da compreensão da comunicação como um direito humano e instrumento libertador, transformador da realidade.

No teatro exercitaram técnicas vocais, maquiagem, figurino, desinibição, movimentos corporais, e no intercâmbio exercitaram música percussiva, danças afro e popular, “zines”, capoeira, entre outras expressões culturais que foram trocadas entre os grupos, enquanto meio de comunicação e ampliação da cultura. Os grupos de coco de roda, pífano, danças, artesanato entre outros aproveitaram para se exibir e trocar experiências.

Assistiram aos filmes “Parafusos” que demonstrava a as artimanhas que escravos(as) praticavam para fugir de seus senhores, através de danças e lendas descobertas somente depois da abolição, e “Chegança” que retrata de forma resumida a chegada dos portugueses ao Brasil.
Participaram da Quinta Cultural no Cine Teatro São José, retratando a história do Cangaço, como parte da programação dos 50 Anos da Rádio Pajeú, Emissora de Educação Popular de Afogados da Ingazeira.

Os(as) jovens não só descobriram a arte de interpretar, mas descobriram seus talentos. Comprometeram-se enquanto sujeitos políticos, transmitir o que aprenderam e esperam ter novas oportunidades no ano que vem.

Os Seminários oportunizaram o conhecimento de novas experiências e dinâmicas de trabalhar em grupo e formas de expressões diante de situação de indignação. Também aprenderam formas de apresentação, publicação do trabalho de um determinado grupo da comunidade, além do entendimento das diversas possibilidades de aprendizagem e ocupação do tempo ocioso utilizando os objetos que estão ao seu redor e a criatividade de cada pessoa para junto produzir materiais de publicação de obras, instrumentos musicas e diversão do grupo como forma sadia de lazer para a comunidade.

“Quando a gente apresentava teatro na comunidade, ficava de costas para o público, agora aprendemos novas técnicas e dicas.” Lucimária - Buenos Aires – Custódia. “O tempo foi pouco, mas incorporamos personagens com muita propriedade. Aprendemos teoria e a prática” (Elisabete da comunidade de Gia – Quixaba).

Um comentário:

Anônimo disse...

[url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
[b]Una gran guia de ganar dinero[/b]
Nosotros hemos hallado la mejor guia en internet de como ganar dinero desde casa. Como nos ha sido de interes para nosotros, tambien les puede ser de interes para ustedes. No son solo formas de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de formas para ganar dinero en internet...
[b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar dinero[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]