sexta-feira, 25 de julho de 2014

25 de julho - Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha



O Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha foi definido na realização do I Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, em 1992, em Santo Domingo, na República Dominicana.

            “A data objetiva ser um polo de aglutinação internacional da resistência das negras à cidadania de segunda categoria na região em que vivem, sob a égide das opressões de gênero e racial-étnica, e assim “ampliar e fortalecer as organizações e a identidade das mulheres negras, construindo estratégias para o enfrentamento do racismo e do sexismo”.” (Fatima Oliveira).
            O Brasil tem a maior população negra fora da África (aproximadamente 100 milhões de pessoas) e as mulheres negras (pretas+ pardas), são cerca de 49 MILHÕES.
            Em razão disso, o Movimento de Mulheres Negras, no ano de 2014, faz dessa data e do mês de julho (julho das pretas), não apenas a comemoração do Dia 25 de julho, mas um reforço para articulação da Marcha das Mulheres Negras 2015, com o propósito de mobilizar e aglutinar o maior número de organizações de mulheres e outras organizações do Movimento Negro, visando a defender a cidadania plena das mulheres negras brasileiras para que assim tenham seus direitos humanos plenamente respeitados, marchando em homenagem à ancestralidade com protagonismo exclusivo das mulheres negras, em Brasília-DF em 2015.

Calendário da Cidadania
Uma campanha do Grupo Mulher Maravilha
Memória  - Verdade e Justiça



Links recomendados:

quinta-feira, 3 de julho de 2014

O Arraial da Cidadania foi comemorado com participação e alegria



Realizado pelo Grupo Mulher Maravilha (GMM), Associação de Tabaqueiros de Afogados da Ingazeira e moradoras (es) da Travessa Francisco Guimarães, onde está localizada a filial do GMM, o Arraial da Cidadania contou com a participação e animação das(os) moradoras(es), Grupo da Terceira Idade Renascer, grupos participantes de projetos executados pelo GMM, além de pessoas e organizações parceiras.

            Ocorrido no dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, o arraial esteve recheado de música, comidas típicas e brincadeiras tradicionais como: quebra-panela, pescaria da cidadania (que enfocou temas trabalhados pelo GMM) e a alegria de quem foi prestigiar tão bela festa.

A Escolinha da Dança “Vem Dançar”, da professora e coreografa Millena Lopes, abrilhantou a festa com belíssimas apresentações de xote e xaxado pelas crianças que participam da escolinha, além da alegria de quem teve a sorte de ganhar o balaio junino sorteado durante o arraial.
            O arraial terminou com a entrega do prêmio do concurso do Arraial na Minha Rua com a presença de moradores das ruas concorrentes ao prêmio em continuidade à programação dos festejos juninos do município de Afogados da Ingazeira.