segunda-feira, 31 de março de 2008

João Francisco vive!


Durante a realização da II Conferência Municipal de Direitos Humanos do Recife, todas(os) nós fomos surpreendidas(os) pela notícia de falecimento do companheiro João Francisco de Souza, conhecido por se dedicar à educação popular libertadora, difundindo a metodologia paulofreireana. João Francisco foi um professor universitário que nunca colocou o saber acima das pessoas, ou achou que seu conhecimento era suficiente para compreender a complexidade do mundo. Ele sabia muito bem que educar é um processo contínuo e de várias vias, que começa a partir da reflexão sobre nossas próprias idéias e atitudes, sempre carregadas de caráter ideológico. João Francisco foi assassinado dia 27 de março, quinta-feira, na Bahia. Ainda não se sabem os reais motivos do crime. Mas sabemos que sua morte não pode sair da memória coletiva. João Francisco e as idéias que semeou sobrevivem, por mais que alguns persistam em querer impedir a primavera. Nosso abraço.

quarta-feira, 19 de março de 2008

terça-feira, 18 de março de 2008

Até agora, mais de 40 assinam Carta de Apoio ao Grupo Mulher Maravilha

CARTA DE APOIO


Senhor Ministro;

Vimos, através da presente, solicitar que Vossa Excelência tome as devidas providências para a revogação do cancelamento do convênio celebrado entre esse Ministério e o Grupo Mulher Maravilha para implantação do Consórcio Social da Juventude no Recife e Região Metropolitana.

Conforme pode ser constatado, o Grupo Mulher Maravilha não cometeu nenhuma irregularidade na execução do objeto. O que aconteceu foi uma falha técnica no Convênio assinado, omitindo a Secretaria Estadual de Juventude e Emprego como interveniente, impedindo aquele órgão de efetuar a contrapartida como se comprometera.

Conhecemos o Grupo Mulher Maravilha como organização decente, que tem uma prática progressista, sempre atuando de forma articulada com os movimento popular e feminista, que tem o reconhecimento público das comunidades urbanas, rurais e quilombolas, organizações não-governamentais, conselhos, fóruns, redes e órgãos governamentais, sempre atuando com transparência e de forma democrática.

Não é justo que 1.200 jovens de uma região marcada pela pobreza e pela violência sejam penalizados(as) com a falta de um programa tão importante para o Estado de Pernambuco.

Esperamos que sejam tomadas providências urgentes pelo Ministério do Trabalho e Emprego no sentido de poder sanar o impacto político, os danos morais e a injustiça cometida contra o Grupo Mulher Maravilha e os 1.200 jovens das camadas empobrecidas do Recife e Região Metropolitana.

Recife, março de 2008.

Assinam esta carta:

Projeto Ramá/Vale do Senhor
Movimento Nacional de Direitos Humanos – Regional Nordeste 02
Secretaria Especial de Juventude e Emprego do Estado de Pernambuco
Centro Nordestino de Medicina Popular - CNMP
Articulação Retome Sua Vida
Casa Menina Mulher
Universidade Popular do Nordeste
Associação Circo da Criança
Centro de Estudos e Ações em Direitos Humanos – A-colher
Centro de Cidadania Marcelino Champagnat – CCIMC
Associação dos Trapeiros de Emáus
IPSIA
Movimento Tortura Nunca Mais
Umbu-ganzá
Coletivo Refazendo
Escola Dom Bosco de Artes e Ofícios
Escola Pernambucana de Circo
Centro Social e Cultural do Rio Doce
ETAPAS – Equipe Técnica de Assessoria em Pesquisa e Ação Social
Associação Cultural e Assistencial dos Artistas de Pernambuco
Instituto de Desenvolvimento e Assessoria Social - IDEAS
Instituto Empreender
Centro de Trabalho e Cultura
Aquatro
Associação Ponto Cidadão
Roberto Ramos – Projeto Dom Hélder Câmara
Equip – Escola de Formação Quilombo dos Palmares
Abong (Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais) - Regional Nordeste I
GAJOP - Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares
Centro das Mulheres do Cabo
Rede de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de Pernambuco
Centro Comunitário Vivendo e Aprendendo
Brücke – le pont
Igreja Presbiteriana Unida do Brasil
CEEBs - Comunidade Eclesial Ecumênica de Base
Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social – CENDHEC
Péricles Chagas (Rede de Jovens do Nordeste / Conselho Nacional de Juventude)
Félix Aureliano (Secretaria Especial de Juventude e Emprego do Estado de Pernambuco)
Pedro Mendes (Secretário Especial de Juventude e Emprego do Estado de Pernambuco)
Movimento Gay Leões do Norte
Dr. Lúcio Luiz de Almeida Neto (Promotor de Justiça - Comarca de Afogados da Ingazeira/PE)

quarta-feira, 12 de março de 2008

CSJ: suspensão da Sessão Inicial de Abertura do Processo Licitatório nº 001/2008

Devido à suspensão temporária do Convênio nº 157/2007 para execução do Consórcio Social da Juventude do Recife e RMR, encontra-se também suspensa, por prazo indeterminado, a Sessão Inicial de Abertura do Processo Licitatório nº 001/2008, marcado inicialmente para 14 de março de 2008. Este aviso também será publicado no Diário Oficial do Estado de Pernambuco. Quando o Convênio foi retificado, prontamente iremos anunciar nova data para entrega dos projetos e abertura dos envelopes. Maiores informações: 81 3267.8657 – falar com Clara Siqueira, Artur Pontes ou Vandré Araújo.

Nova Descoberta realiza a primeira Conferência Livre da Juventude no Recife

Na noite da última terça-feira, dia 11, mais de 40 jovens do bairro de Nova Descoberta e adjacências, como Olho d’Água, Macaxeira, Vasco da Gama e Brejo da Guabiraba, participaram da Conferência Livre da Juventude. Foi um momento em que pudemos discutir como está a situação da juventude na comunidade: os problemas, os dilemas, as possíveis soluções. Os/as participantes foram divididos em sete grupos que discutiu um tema, ou bandeira específica, previamente escolhida através de votação. As bandeiras escolhidas para a discussão foram: Educação e Trabalho; Tecnologias da Informação; Qualidade de Vida; Esporte e Lazer; Saúde; Vida segura e Direitos à Segurança. Na próxima quinta-feira, dia 13, um/uma represente de cada grupo de trabalho irá se reunir para ler a sistematização final da Conferência Livre a ser enviada via e-mail para a Secretaria Nacional de Juventude.

Secretário Pedro Mendes reafirma apoio ao Consórcio Social da Juventude

Na última terça-feira, dia 11 de março, representantes do Grupo Mulher Maravilha, Centro Nordestino de Medicina Popular, Retome Sua Vida, do Emaús, IPSIA, Casa Menina Mulher, Associação Circo da Criança, Unipop, Projeto Ramá e Vale do Senhor participaram de audiência com o Secretário Especial de Juventude e Emprego de Pernambuco, Sr. Pedro Mendes. Explicamos os problemas e estamos enfrentando na execução do Consórcio Social da Juventude do Recife e RMR, devido a falhas no convênio celebrado entre o Ministério do Trabalho e Emprego, Grupo Mulher Maravilha e a Secretaria Estadual. O Secretário reafirmou o apoio da Secretaria ao Consórcio, e garantiu que irá entrar em contato com o Ministério do Trabalho e Emprego para que sejam efetuadas, o mais rápido possível, as devidas retificações no documento.

quinta-feira, 6 de março de 2008

Entidades se solidarizam e apóiam o Grupo Mulher Maravilha

Na quarta-feira, dia 05 de março, na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego/PE, foi realizada Reunião com diversas entidades que já participaram do Consórcio Social da Juventude ou que pretendem participar do processo licitatório deste ano. A realização da Reunião foi motivada pela notícia de que o Convênio celebrado entre o GMM e o Ministério do Trabalho e Emprego, para execução do Consórcio Social da Juventude do Recife e RMR, teria sido cancelado. O Grupo Mulher Maravilha expôs os fatos, reforçando a importância deste programa para o Estado de Pernambuco, fazendo uma retrospectiva de todos os problemas que vem enfrentando nos últimos meses. Por unanimidade, as entidades demonstraram apoio incondicional à entidade, acreditando na sua legitimidade, na sua história e na integridade. Foi decido que as entidades iriam ajudar o Grupo Mulher Maravilha no que for preciso na luta para que o Convênio não fosse cancelado e que fossem desmentidas notas equivocadas veiculadas na mídia. Abaixo, as entidades que participaram da Reunião:

Grupo Mulher Maravilha
ADEMETRE
Aquatro – Agência de Qualificação e Trabalho
Associação Circo da Criança
Associação Cultural e Assistência de Artistas de Pernambuco - ACAAPE
Associação dos Moradores de Buenos Aires (Jaboatão dos Guararapes)
Associação Ponto Cidadão
Centro de Cidadania e Informática Marcelino Champagnat
Centro de Cidadania Umbu-Ganzá
Centro de Trabalho e Cultura – CTC
Centro Nordestino de Medicina Popular – CNMP
Centro Social e Cultural do Rio Doce
Coletivo Refazendo
Equipe Técnica de Assessoria, Pesquisa e Ação Social - Etapas
Escola Dom Bosco de Artes e Ofícios
Escola Pernambucana de Circo
Instituto Empreender
Movimento Tortura Nunca Mais
Projeto Ramá/Lar Presbiteriano Vale do Senhor
Retome Sua Vida
Universidade Popular do Nordeste - UNIPOP