sexta-feira, 3 de maio de 2013

Seminário sobre Empreendimentos Associativos e Economia Solidária para Grupos de Jovens e Mulheres em Afogados da Ingazeira




 
O Grupo Mulher Maravilha (GMM) realizou Seminário sobre Empreendimentos Associativos e a Economia Popular Solidária em Afogados da Ingazeira, na Câmara Municipal de Vereadores, dia 24 de abril de 2013. O Seminário contou com a presença do Presidente da Câmara de Vereadores, Augusto Martins, da Vice-Prefeita Lúcia Moura, Joana D’arc de Freitas, Secretária de Assistência Social, Adriana Santos, representante do ProRural/PE e da representante do GMM, Helena Levino, que compuseram a mesa política e felicitaram os 38 anos do Grupo Mulher Maravilha. Contou ainda com a participação de representantes de entidades da sociedade civil e de grupos de jovens e mulheres do mesmo município que apreciaram a apresentação do coordenador do projeto Construindo Cidadania com Empreendedorismo e Sustentabilidade junto a Jovens e Mulheres, Luiz Alves, sobre Economia Solidária em Pernambuco e a experiência do Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor (CEDAPP), de Pesqueira (PE), sobre Fundo Solidário Comunitário baseado nos princípios da economia solidária.
 
A organização da Economia Solidária em Pernambuco, segundo Luiz Alves, está enfrentando um grande desafio, que é unir o litoral ao sertão, haja vista as dificuldades relacionadas à distância, escassez de recursos e de pessoas que priorizem essa tarefa. A coordenação do projeto irá estimular nos grupos a reflexão sobre a importância de participação no esforço de construção da Economia Solidária no Sertão do Pajeú. Paulo Fernando, representante do CEDAPP, mostrou com exemplos concretos como o Fundo Solidário Comunitário foi importante para a geração de renda nas comunidades (são trinta e duas, em 10 municípios da Diocese de Pesqueira), a partir da criação de caprinos, nas quais evoluíram significativamente a autonomia e a qualidade de vida. No período da tarde, os grupos de jovens e mulheres que integram o projeto Construindo Cidadania com Empreendedorismo e Sustentabilidade, participaram, na sede do GMM, de uma roda de diálogo sobre a experiência apresentada por representantes do CEDAPP, relacionando-a com suas ações diárias.
Todos (as) avaliaram como muito importante a experiência apresentada e consideraram que a criação de fundos solidários é fundamental para o fortalecimento dos grupos, na perspectiva da economia solidária, organização comunitária e respeito à natureza.
Ao final, firmou-se uma agenda de compromisso para repassar aos seus grupos as informações adquiridas tanto nesse seminário como nas oficinas de geração de renda e gestão recentemente realizadas.