sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Bloco FLOR DO MANDACARU – Pelo Fim da Violência Contra a Mulher no Pajeú


O bloco carnavalesco de mulheres “Flor do Mandacaru” como uma das estratégias do Grupo Mulher Maravilha no enfrentamento à violência Contra a Mulher, no Sertão do Pajeú, mais uma vez marcou presença na abertura oficial do carnaval de Afogados da Ingazeira. Contou com a participação de pessoas beneficiárias dos projetos e programas do Grupo Mulher Maravilha ao longo dos últimos anos e de outras pessoas da comunidade que solidariamente vem acompanhando esse bloco e reforçando nossa Campanha de Não Violência Contra as Mulheres, animada pela Campanha do Laço Branco – Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher, numa parceria do Grupo Mulher Maravilha e o Ministério Público, comarca de Afogados da Ingazeira.

O Bloco saiu no dia 13 de fevereiro de 2010, desceu pelas principais ruas de Afogados da Ingazeira, junto a outros blocos do município acompanhados por uma orquestra de frevo, encerrando na praça de Alimentação, principal pólo de frevo daquele período. Durante a concentração e em todo o percurso do desfile dos blocos, foi feita a divulgação da campanha da não violência contra as mulheres e distribuídos, laços brancos e outros materiais informativos/educativos.

Esse bloco surgiu no Grupo Mulher Maravilha através da iniciativa de algumas Promotoras Legais Populares que no intuito de denunciar a violência contra as mulheres em Pernambuco e na região, fizeram da folia e da animação do período carnavalesco suas aliadas.

Em 2010 nossa campanha de enfrentamento à violência contra a mulher começou no Carnaval fora de época, no mês de janeiro, mais uma vez com Ministério Público, e na abertura oficial do carnaval de Afogados da Ingazeira, dessa vez também com o apoio do Instituto Papai e da Secretaria Especial da Mulher e de outras pessoas voluntárias.